É um tratamento cirúrgico que visa corrigir as deformidades esqueléticas faciais e dentárias propiciando melhorias estéticas e funcionais na face e na mordida deste paciente. Quase sempre envolvendo os cirurgiões dentista: ortodontista e cirurgião bucomaxilofacial.
Acidentes de trânsito, agressões físicas, podem acarretar fraturas dos ossos da face. O tratamento adequado dessas lesões evita problemas futuros como assimetria facial, dificuldade na mastigação, déficit da acuidade visual, dificuldade da respiração nasal entre outros.
Trata-se do terceiro molar, popularmente conhecido como dente do “juízo” ou simplesmente “siso”. Desenvolvem entre os 16 e 20 anos. Em geral as pessoas tem quatro dentes do siso um em cada canto da boca. Por serem os último elementos dentários a surgirem não sobram espaços para eles. Dor, inchaço, infecção localizada, e danos ao elemento dentário adjacente são algumas das complicações possíveis.
Procedimentos realizados no passado que visavam a eliminação do problema e não o conforto do paciente acarretaram em um grande número de paciente que temem os tratamentos odontológicos cirúrgicos atuais. A qualidade técnica e o atendimento humanizado contribuíram nesse contraste do que era o passado. Mesmo assim o medo e o pânico inerente a alguns pacientes impedem o tratamento odontológico convencional. A sedação endovenosa consciente possibilita uma intervenção cirúrgica mais tranquila, tanto para o paciente quanto ao cirurgião. Para esses casos um médico anestesiologista induzirá o paciente ao relaxamento durante todo o procedimento cirúrgico. Vale lembrar que tal assistência se dá dentro do ambiente odontológico, limitando-se no tempo e na complexidade de alguns procedimentos.
Os implantes são como raízes artificiais que se colocam (implantam) no osso mandibular ou maxilar, criando uma base sobre a qual se podem realizar próteses de dentes individuais, de múltiplos elementos ou próteses totais (conhecidas como protocolo branemark). São feitos de titânio que é um material biocompatível, ou seja, as células do corpo humano não têm rejeição a este material. Ao redor do titânio ocorre a osseointegração que é caracterizada pela formação de tecido ósseo que irá incorporar este material ao organismo O descobridor da osseointegração foi o médico sueco Per-Ingvar Brånemark; ao inserir câmaras de titânio na fíbula de coelhos em suas experiências, relatou certa dificuldade na hora de removê-las, ao estudá-las notou a intimidade entre osso e titânio. Desde então os implantes passaram por inúmeros estudos que comprovaram sua eficácia e aceitação na substituição e tratamento para os elementos dentários perdidos.
Bichectomia é a remoção da Bola de Bichat, uma estrutura
gordurosa presente na região das bochechas que torna a face mais
arredondada.
Em muitos pacientes, essa camada de gordura é
relativamente maior do que em outros, podendo alterar o formato do rosto
deixando-o redondo.
A cirurgia dura em torno de uma hora e pode ser
realizada com anestesia local, com ou sem sedação. A incisão é realizada
na cavidade oral por dentro da boca e não causa cicatrizes aparentes.